A conexão com a água por diferentes perspectivas

femininas revisitando história, ciência e a poesia de

cotidianos com a natureza.

Sob o ponto de vista de mulheres, brasileiras e especialistas mundiais, abordamos os múltiplos usos da água em grandes bacias hidrográficas. Nosso enfoque explora diversas realidades de vida, gestão de conflitos e encontro de soluções, que ecoam globalmente e exigem uma resposta coletiva. A série é uma reflexão histórica, científica, econômica, tecnológica e também poética, que destaca a sustentabilidade e a justiça ambiental. Conectando o público com histórias profundas e visuais impactantes.

Água. Palavra simples, mas que carrega em si toda a vida e a história do planeta. Ingrediente vital para a existência humana. Dos grandes processos tecnológicos ao cultivo familiar. Das antigas civilizações até os dias de hoje. Seu movimento determina o nosso destino. Sua escassez é uma ligação direta com um temeroso futuro. As mulheres desde os primórdios possuem particular sinergia e proximidade com este elemento, tornando-se as porta-vozes mais apropriadas para uma gestão hídrica coerente.

É nesta relação que a série “Rainhas das Águas” se baseia, na realidade de ribeirinhas, líderes de povos originários, empresárias, cientistas, executivas e até artistas em suas conexões com a água. Como cenário, o Brasil, que tem nas suas bacias o maior volume de água doce do mundo.

A série documental conta com 13 episódios de 25 minutos, onde apresenta a profunda relação do ser humano com a água e a necessidade urgente de nos reconectarmos com a natureza em tempos de incertezas climáticas. Cada episódio revela personagens diversos com histórias inspiradoras de mulheres que oferecem um olhar autêntico e genuíno sobre este elemento vital, seus múltiplos usos e a gestão coerente para os conflitos. Com linguagem acessível e poética, entrega uma narrativa propositiva, que visa inspirar e aproximar o público da temática da água.

Para isso, a série adota estética impactante e cinematográfica deixando em evidência toda a beleza natural do Brasil, que além da grandeza hídrica, possui uma biodiversidade singular e pluralidade de tradições e ritos. “Rainhas das Águas” apresenta o vasto – mar – de histórias e vivências que as águas brasileiras carregam, trazendo novas perspectivas para enfrentar as adversidades atuais e futuras da humanidade.